O deputado estadual Arilson Chiorato foi confirmado pela Câmara Recursal do PT Nacional como presidente do Partido dos Trabalhadores no Paraná. A decisão unânime, divulgada na última quarta-feira (13), encerra a fase de recursos do Processo de Eleição Direta (PED) 2025 e mantém o parlamentar à frente da legenda até 2029.
Com o resultado, o PT-PR concentra esforços na composição da nova direção e na preparação para o encontro estadual, marcado para 13 de setembro.
A instância nacional analisou pedidos de revisão de resultados em pelo menos 17 cidades, decidindo pela anulação ou validação dos votos conforme cada caso. Chiorato já havia tomado posse durante o 17º Encontro Nacional do PT, realizado em Brasília, no início de agosto.
A maior eleição do PT no estado
A eleição para a presidência estadual ocorreu em dois turnos, reunindo cerca de 18 mil votantes em cada fase. No primeiro, disputaram Arilson Chiorato, os deputados federais Zeca Dirceu e Tadeu Veneri, e o ex-presidente da APP-Sindicato, Professor Hermes.
O segundo turno foi travado entre Zeca Dirceu e Chiorato, que venceu no dia 27 de julho. Logo após o pleito, as duas candidaturas contestaram resultados em alguns municípios, gerando a recontagem que confirmou o atual presidente.
Reeleito, Arilson Chiorato afirmou:
“Agora encerrado nosso processo democrático interno, vamos unificar nosso partido com todas as suas forças políticas e integrantes em torno do nosso maior desafio, que é tonificar o partido para reelegermos Lula presidente em 2026!”
Ele também destacou a importância da participação de toda a militância:
“Queria parabenizar toda nossa militância, todos os candidatos e reafirmar meu compromisso com uma construção participativa, solidificada na base e composta, na direção, por todos nossos grupamentos! Seguimos firmes sendo um PT coletivo, com desafios coletivos, nossas responsabilidades coletivas e, com certeza, teremos a vitória coletiva.”
